top of page

análise e proposta urbana em bela vista, são paulo
desenho urbano, 2013

desenhos manuais

bela vista é um bairro histórico e tradicional em são paulo, com grande número de construções tombadas e preservadas, assim, esta análise urbana tem como diretriz principal fortalecer e preservar a região em estudo. após a análise da área, foram levantados alguns pontos que carecem de atenção, como a iluminação, a segurança, a qualidade das calçadas, os lateamentos vazios e/ou irregulares e a vida pública do bairro. a proposta consiste em desenhar novos caminhos, intervindo nos terrenos irregulares e vazios, reabrindo o córrego existente e, atualmente, canalizado e criando áreas verdes e espaços abertos, afim de porpor possibilidades de experiência na vida pública e comunitária da bela vista.

análise I - situação atual

análise I - proposta

durante a análise do território, foi encontrado um córrego canalizado que percorre a rua cardeal leme. nesta proposta, o canal foi reaberto, fechando a rua para os carros e priorizando apenas o acesso aos pedestres. o córrego tem início no parque da rua una e percorre até o fim da rua cardeal leme, cercado de deques, que funcionam como pontes, e áreas verdes. além disso, para um melhor acesso à região do córrego, os loteamentos irregulares e/ou vazios ao redor foram pensados como novas passagens, praças, espaços que recebem um novo programa institucional e cultural, desde atividades como cinema e biblioteca urbana, até centros culturais e habitações sociais. estas intervenções podem ajudar a fortalecer a vida pública do bairro e de sua comunidade, na qual maioria vive em situação precária.

análise I_proposta
reabertura do córrego e passagens
detalhe_rua cardeal leme
passagens em lotes irregulares

análise II - situação atual

análise II - proposta

na área de estudo há uma encosta tombada, localizada na rua almirante marquês de leão com a ulisses paranho. na proposta, a encosta foi desenhada como um parque, acessado pela ulisses paranho, cota mais alta da encosta, quase como um mirante. além disso, na cota mais baixa da encosta, encontra-se a rua una, onde há atualmente um parque. na proposta, o parque foi ampliado, entendendo-o para os lotes irregulares ao redor. para conectar a cota alta com a cota baixa da encosta, foi desenhado uma torre de elevador junto à uma passarela em balanço. a solução foi pensada a fim de evitar mudanças e intervenções radicais no terreno tombado, como também, oferecendo uma conexão que convida o pedestre ao passeio e mirante do bairro.

análise II_proposta
extensão do parque na rua una
parque na rua una
conexão do parque com encosta
conexão do parque com encosta
encosta em sua cota mais alta

<<voltar

​

bottom of page